09.09.2015

Sábado Cultural no Instituto Capibaribe

Quem passava sábado de manhã pelo número 51 da Rua das Graças tinha vontade de entrar e ver de perto o motivo de tanta animação. O 29 de agosto foi dia de promover a Cultura no Instituto Capibaribe (IC). Logo na entrada, cartazes coloridos mostravam a pesquisa dos estudantes do 7º ano sobre uma planta nativa do litoral nordestino: o cajueiro. Castanhas assadas, compota da parte carnuda e doce (o pseudofruto) e cajus in natura ilustravam a pesquisa, prontinhos para degustação. As informações pesquisadas preparavam o visitante para um momento especial que aconteceria mais tarde, relacionado a esta árvore-símbolo da cidade do Recife...


A programação do dia
Junto a um grande móbile de pinturas dos(as) estudantes estava o mapa de atividades que englobavam Música, Artes Cênicas, Circo, gastronomia e Meio Ambiente. As oficinas foram oferecidas pelas famílias e se espalhavam em diversos espaços da escola. Elas motivaram crianças e adultos a pintar, escutar histórias, ver apresentações de teatro, participar de oficinas de jardinagem, música, de estamparia, de cidadania, de alimentação saudável, de história oral sobre o Rio Capibaribe, de xadrez, de brinquedos populares, dentre inúmeras atividades coletivas.
A sala que homenageava os 60 anos do IC continha um mosaico de ações da escola ao longo de sua existência apresentando vídeos, fotos, textos e obras artísticas. Uma das responsáveis pela sala, a professora de história Maria Júlia Vergeti explicou a importância de se trabalhar a formação do povo brasileiro no Ensino Fundamental como uma maneira de construir o sentido de "ser histórico". Dessa maneira, uma forma da pessoa, desde pequena, reconhece a sua cultura e vai percebendo que atua como sujeito em seu meio e na sociedade.

Na sala, também era possível conhecer exemplo recente de atividades culturais que valorizam a diversidade e a liberdade, como a Semana dos Povos Indígenas, realizada em abril deste ano pela escola. Outro projeto em andamento é a Semana da Consciência Negra que está sendo preparada para novembro de 2015, em consonância com a riqueza cultural do nosso povo e as diretrizes pedagógicas nacionais. Nesta semana, será dada ênfase à criança africana e ao continente considerado berço da humanidade.

Parte dos estudantes se mobilizou na organização de atividades diversas, inclusive para arrecadar verba destinada à viagem de final de ano da 8ª série. Os demais estudantes escolhiam e participavam da programação, que tinha opções para todas as idades. Os pequenos também contavam com um espaço reservado para movimentar o corpo ao ar livre, onde os exercícios físicos viravam uma agradável brincadeira.

Outro destaque foi a presença de duas startups pernambucanas. Um grupo demonstrava a impressora em 3D construída pela própria equipe, mostrando exemplos de objetos impressos. Ao lado, estava outro grupo dejovens com uma invenção pernambucana premiada: os Óculos Inteligentes PAW (Project Annuit Walk), desenvolvidos para pessoas cegas e que complementam o uso da bengala e do cão-guia. O aparelho venceu, em 2015, o World Summit Youth Award, considerado o mais importante prêmio da ONU para jovens empreendedores.

Além da distribuição de mudas de Pau Brasil e Ipê Rosa, o ponto alto da manhã foi o plantio de uma muda de cajueiro, no pátio da Educação Infantil. A planta dará sombra, flores e frutos para criança e adultos que fazem e farão parte do Instituto Capibaribe.

Veja as imagens do Sábado Cultural clicando no link https://www.flickr.com/photos/institutocapibaribe.

DICA
Saiba mais sobre o cajueiro neste e-book gratuito Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
http://mais500p500r.sct.embrapa.br/view/publicacao.php?publicacaoid=90000031