12.05.2016

Dia da Mãe-Terra

Um dia para “alguém” muito especial

No dia 22 de abril “alguém” muito especial comemorou aniversário: a nossa Mãe-Terra. A data foi criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no ano de 1970 (porém só foi reconhecida oficialmente pela ONU em 2009), com o objetivo de criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, da conservação da biodiversidade e de outras preocupações ambientais para proteger nosso planeta.

Mas o que essa especialíssima Mãe-Terra significa pra gente?

Ao longo dos tempos, várias divindades foram cultuadas como responsáveis pela fertilidade e pela abundância das coisas – da terra, dos animais, das plantas e mesmo de nós, os seres humanos. No entanto, praticamente todas as culturas antigas que temos registros divinizavam a Terra como o poder que representava o ciclo da vida, da morte e da eterna renovação. Elas viam no astro onde moramos a mãe geradora e sustentadora da vida, receptora e nutridora das sementes, que lhes dava a força necessária para se transformarem em colheitas cujas novas sementes eram guardadas à espera de um novo plantio.

Nos dias de hoje, como forma de continuar cultuando a Mãe-Terra, aproveitamos o dia 22 de abril para refletirmos sobre a nossa relação com esse planeta tão generoso que nos sustenta. E isso é fundamental, pois só nos últimos 30 anos foram consumidos 33% dos recursos naturais do planeta, 75% dos espaços de pesca estão sendo explorados ao máximo e 80% da cobertura vegetal das florestas desapareceram. Os números parecem alarmantes, não?

Que tal fazermos algo pela Mãe-Terra?

Nós do Instituto Capibaribe estamos vivenciando, ao longo do ano, um projeto coletivo de estudos sobre a importância da sua preservação. No sábado, 30/04, das 9h às 11h,tivemos um Encontro de Integração Família-Escola destinado a sensibilizar crianças, adolescentes, famílias e funcionários para a necessidade das (re)conexões das pessoas com o meio ambiente. Essa foi uma ação coletiva do IC no intuito de nos despertar para melhor cuidarmos dessa “Mãe” tão especial...


Texto: Roberto (Beto) Azoubel.


Referências:
- Wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A3e_Natureza);

- Dia da Terra 2013: entenda como surgiu a data e seu significado (http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/dia-da-terra-2013-entenda-como-surgiu-a-data-e-seu-significado,6274627e5bf2e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html);

- A Mãe fértil da Terra (http://sagrado-feminino.blogspot.com.br/2011/03/mae-fertil-da-terra.html)

- Dia da Terra alerta sobre a preservação do planeta
(http://www.oquevocefezpeloplanetahoje.com.br/dia-da-terra/)