20.09.2016

XI Festival do Baobá

O baobá é uma árvore considerada sagrada por muitas tribos da África. Diante dos exemplares da espécime, nativos de algumas regiões do continente negro se reuniam porque acreditavam que o espírito do baobá os ajudaria a tomar decisões importantes. Esta árvore também é de fertilidade e solução medicinal para muitos males. Há uma lenda no Senegal que diz que se um morto for sepultado dentro de um baobá, sua alma irá viver enquanto a planta existir.

No Brasil o baobá tem uma forte relação com a religiosidade do povo, sobretudo o de matriz africana. Conta uma lenda que antes de serem embarcados nos navios negreiros, os escravizados eram obrigados a dar dezenas de voltas ao redor de um enorme baobá, enquanto depositavam suas crenças, suas origens, seu território, para em seguida serem batizados com uma identidade cristã-ocidental e enviados para o cativeiro. Por esta razão, o baobá passou a ser chamado de árvore do esquecimento, pois os escravos teriam deixado ali toda sua memória (sabedoria).

No último dia 17 de setembro, num radiante sábado de sol, o Instituto Capibaribe realizou um Passeio Ciclístico, o XI Festival do Baobá. O evento reuniu estudantes, pais e professores(as) que pedalaram da sede da escola, na Rua das Graças, até a Praça Domingos Giovanetti, ali na Avenida Beira Rio, onde, no ano de 2005, integrantes do IC plantaram uma muda de baobá. A árvore foi um presente do Sr. Ernani Farias de Lemos, pai da ex-aluna Normanda Farias. Sua semente foi trazida diretamente da África.

Ao chegar na praça, os(as) estudantes regaram o baobá e dançaram ao som do baque preciso do Nação Estrelar, maracatu composto por crianças do Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, instituição capitaneada por Gilson Santana, nosso famoso Mestre Meia-Noite. Após o percurso de volta, todos se esbaldaram no tradicionalíssimo banho de neblina no pátio da escolar, aos gritos de “me molha, Luciano!”, funcionário do IC e que, nesse dia, vira um maestro de toda essa alegria.

Querem ver como foi a folia? É só clicar aqui!

https://www.flickr.com/photos/institutocapibaribe/albums/72157672904784791


Fontes:
• Baobá – A Árvore da Vida.Disponível em:http://consciencianaeducacao.blogspot.com.br/2012/06/baoba-arvore-da-vida.html. Visitadoem 19/09/2016.
• História do baobá. Disponível em:http://educandoesemeando.blogspot.com.br/p/historia-do-baoba.html. Visitadoem 19/09/2016.