05.06.2017

Tamo Aqui Pá Gazeá - 2017

“Quando a gente sai na rua é pra valer,
nem se lembra do que tem pra estudar.
Nessa troça a gente pula a gente brinca.
É porque Tamo Aqui Pá Gazeá!!”

A troça carnavalesca mista do Instituto Capibaribe que anima o bairro das Graças nas sexta-feira anterior aos festeiros de Momo, surgiu de um desejo antigo de pessoas que fazem essa escola e que acreditam no carnaval como uma oportunidade de cultivar a alegria e a riqueza da nossa cultura popular através das suas músicas, danças, fantasias etc.

A partir de uma eleição entre estudantes do Ensino Fundamental 2, “Tamo Aqui Pá Gazeá”, sugerido por Paulo Collier de Mendonça, foi o nome escolhido para a troça, fundada, em 28.02.1992. Nessa mesma época, Gisélia Belarmino, nossa bibliotecária, compôs o hino, cuja letra bem retrata a intenção satírica da troça.

No ano de 1992, na semana pré-carnavalesca, foi confeccionado o estandarte da fundação da troça. Hoje, em 2017, temos 5 estandartes:

- da fundação – 1992
- dos 40 anos do IC – 1995
- da virada do milênio – 2000
- dos 50 anos do IC – 2005
- dos 60 anos do IC – 2015

A partir do segundo ano da troça, surgiu a ideia de escolher-se um desenho de aluno(a) para a "camisa da troça”, cuja venda é revertida para o pagamento da orquestra.

Antes da saída da troça, há todo um trabalho de equipes que garante a organização, beleza, segurança e animação de alunos(as), ex-alunos(as), familiares, professores(as), funcionários(as), amigos(as) e simpatizantes da alegria.

A concentração é no Instituto Capibaribe, assim como o ponto de retorno, culminando com o tradicional banho de neblina que aumenta o fôlego para o frevo.

“Venha você também,venha comigo frevar.
Traga a sua animação que o frevo não pode parar!"



Tamo Aqui,
Tamo Aqui,
Tamo Aqui Pá Gazeá!!”