16.03.2015

60 anos, com festa em casa!

Sábado de sol, 7 de março de 2015. O casarão 51 da Rua da Graças amanheceu mais bonito. Painéis de tecido, bandeirolas pintadas à mão e diversos enfeites criados pelos(as) estudantes do Instituto Capibaribe prenunciavam o clima de festa. Na cozinha e no pátio, a equipe dava os últimos retoques para receber pessoas queridas: alunos(as), suas famílias e funcionários(as).

O início do ano de comemorações dos 60 anos foi no estilo bolinho em casa, recheado de alegria, brincadeiras e a simplicidade das festas em família, daquelas que fazem parte das melhores recordações da infância de muita gente.

Em cada canto da escola, um momento especial. Perto da bandeira do Instituto, crianças e adultos pulavam corda. Noutras partes do pátio cada um escolhia o divertimento: tinha corrida com limão na colher, passa anel, jogo de amarelinha, bola de gude, corrida de saco e muitas brincadeiras passadas por diferentes gerações.

Cantigas de roda, ao som do violão, animavam as estripulias ao redor do casarão. Dentro dele, na sala de música, o antigo piano, que vem alegrando há décadas o Instituto Capibaribe, era tocado para o deleite de quem por lá passava. Ao lado, um memorial homenageava a educadora Raquel Correia de Crasto, uma das fundadoras e diretora emérita do Instituto.

Na biblioteca, a contação de histórias instigava a imaginação de adultos e crianças. Em diversos espaços era possível ver exposições de trabalhos dos estudantes. Havia desenhos multicoloridos retratando a escola e locais importantes do Recife; estandartes da troça carnavalesca Tamo Aqui Pá Gazeá; homenagem à educadora e pianista Dona Helena. Um painel em forma de rio mostrava curiosidades sobre 1955, ano de fundação da escola. Uma antiga redação, guardada com carinho há 59 anos, contava como foi o primeiro aniversário do IC.

O parabéns foi cantado no pátio, com todos(as) saboreando o bolo e um gostoso cachorro quente com suco de limão. No final, uma banda de pífanos animou a festa, que terminou com uma ciranda, convidando para muitas outras comemorações, que virão ao longo do ano!