27.05.2020

Homenagem do Instituto Capibaribe a Maria Lia Cavalcanti

“O mais importante papel que nós podemos pensar que seja atribuído às famílias na história do Instituto Capibaribe, foi o TER CONFIANÇA”, D. Maria Lia.

É com muita saudade que informamos o falecimento de Dona Maria Lia Cavalcanti, mãe fundadora e que esteve sempre à frente das melhorias da escola. Junto com outras famílias, criou o Clube das Mães, 1959, de onde surgiu o jornal Encontro (1961), Merenda Coletiva (1964), e a campanha para a aquisição da Sede Própria (1965). Participou das reuniões no Palácio do Governo e na Assembleia Legislativa que levaram ao reconhecimento do Instituto Capibaribe como Instituição de Utilidade Pública Estadual.

Sobre sua participação na fundação do Instituto Capibaribe, Dona Maria Lia afirmava: “Éramos 47 famílias que embarcavam numa aventura. O ano era 1955. A aventura era a entrega de nossos filhos a métodos novos de ensino, maneiras inusitadas de tratar a criança, respeitando-a, não lhe tirando a espontaneidade e ensinando-a a aprender, deduzir e concluir”.

Nós que fazemos o Instituto Capibaribe de hoje, prestamos uma homenagem à D. Maria Lia Cavalcanti, por sua importante contribuição à nossa escola, por onde passaram filhos/as, netos/as, e bisnetos/as, e registramos nossa gratidão por sua confiança.