05.06.2015

Dia da Água

A manhã do dia 28 de março foi o ponto alto de uma programação especial em comemoração ao Dia da Água (22/03). Das 9 às 11h30, estudantes do Instituto Capibaribe viveram diversas experiências relacionadas ao tema. Os estudos foram feitos a partir de temas sugeridos pela Organização das nações Unidas (ONU) em 2015. Tais como: água e energia, cooperação pela água, água e segurança alimentar, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.
Durante a semana, a escola realizou uma abordagem interdisciplinar e a temática central foi trabalhada nas aulas de artes, ciências e língua portuguesa. De forma lúdica e também científica, os estudantes participaram de oficinas de artes plásticas, esquetes teatrais, mostra de fotografia em baixo d'água e experiências científicas.
O resultado final foi a ocupação de muitas salas da escola com uma divertida ação coletiva, na qual foram utilizadas várias linguagens. Para a professora Lêda Telles, a ideia de ações como esta é fazer a ligação entre as atividades escolares e situações que acontecem na vida e no mundo. Ela explicou que o estudo sobre a importância da água vem acontecendo há anos no IC. Além das inúmeras ações em defesa do Rio Capibaribe, já em 2004 os estudantes colaboravam da construção de cisternas para moradores do interior de Pernambuco. Em 2008, o Instituto foi uma das escolas que participou do projeto Um Olhar Sobre o Semiárido – 100 Cisternas no Centenário de Nascimento de Dom Helder Câmara em colaboração à iniciativa da Cáritas Nordeste II. Nesta ocasião, estudantes e professores do IC ajudaram a construir casas e cisternas em uma área próxima ao município de Brejo da Madre de Deus, no sertão pernambucano.
Mais informações sobre o tema:
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1382
http://caritas.org.br/projeto-um-olhar-sobre-o-seminario-faz-homenagem-a-dom-helder-na-bienal-do-livro/1700
http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/01/agencia-da-onu-anuncia-tema-do-dia-mundial-da-agua-de-2015