Modalidades de Ensino

Atividades Pedagógicas

Na vivência da nossa proposta, o trabalho com o estudante é realizado a partir da organização de situações didáticas do seu cotidiano que facilitem o desenvolvimento de competências e habilidades e a formação de hábitos que visam o desenvolvimento pessoal e da coletividade.

Os estudantes interagem com a aprendizagem, ampliando seus conhecimentos prévios. O professor é um mediador deste processo, que, junto à equipe pedagógica, organiza as situações a serem vivenciadas. As atividades propostas devem ter significados e servir para a formação do hábito de estudo e do desenvolvimento da autonomia.

Educação Infantil

As atividades pedagógicas da Educação Infantil, de cunho essencialmente lúdico, visam o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos físico, afetivo-emocional, intelectual e social. A partir de suas experiências, as crianças interagem, desenvolvem a linguagem, elaboram hipóteses e constroem novos conceitos a respeito da realidade e da funcionalidade dos sistemas numérico e alfabético.

A quantidade reduzida de crianças por turma favorece o olhar individualizado. Cada grupo é acompanhado por duas professoras, uma auxiliar, professores de recreação, de educação física, de arte e de leitura.

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

No Ensino Fundamental, a sistematização do conhecimento é intensificada, com práticas de reflexão, de leitura e de escrita dos sistemas alfabético e de numeração decimal. Neste processo, ocorrem a ampliação da compreensão sobre a realidade do seu meio físico e social, e a formação de atitudes e valores para a vida em sociedade.

As aprendizagens, desenvolvidas em sala de aula ou fora dela, estão planejadas em torno de um tema norteador, que abrange as diversas áreas do conhecimento. Além da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, também são realizadas experiências em Artes, Biblioteca, Educação Física, Recreação e Informática. Os estudantes são observados e avaliados de maneira contínua, em todas as situações de aprendizagem.

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

A partir do 6º ano, a escola propõe a aprofundar o conhecimento sistematizado e ampliar a capacidade de se estabelecer relações entre os fatos, criando novos sentidos, pelo exercício de ver, julgar e agir, diante da realidade. O(a) estudante é ouvido(a) e estimulado(a) a expressar-se em debates sobre de temas de seu interesse e da coletividade, para a formação de uma ética cidadã.

O ano letivo é organizado em 4 unidades, com avaliação e novas oportunidades de aprendizagem durante todo o processo. As diversas disciplinas são inter-relacionadas em temáticas, ou projetos de estudo, a respeito de questões da atualidade. A ênfase no trabalho coletivo, com diferentes composições, de classe ou interclasses, visa, além da construção do conhecimento, desenvolver habilidades para trabalhar em equipe e as atitudes de colaboração.